Novo prédio do COS começa a ser construído

Obra está prevista para ser entregue em 2015

10/11/2014 18h45 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Paula Nunes

Estudante de Jornalismo

Agora os estudantes dos Cursos de Relações Públicas e Jornalismo  têm motivos para comemorar. Na quarta-feira (29), os alicerces do novo prédio foram inciados. A obra vem sendo esperada há anos e promete ampliar o espaço físico e melhorar as condições de ensino e pesquisa.

As novas instalações estão sendo erguidas ao lado do atual bloco do COS. O prédio terá dois andares e contará com salas de permanência, auditório, novas salas de aula e laboratórios de informática, além de ambientes administrativos e de convivência. Será baseado no mesmo projeto arquitetônico do atual prédio do Instituto de Computação (IC).

A obra responde a uma antiga reivindicação por mais espaço físico e pode ser considerado uma conquista de estudantes, professores e funcionários da instituição. Foi autorizada pelo Reitor Eurico Lobo em 2013 e estima-se sua inauguração em setembro de 2015.

Na avaliação do prof. Sivaldo Pereira da Silva a construção ocorre em meio a diversos esforços que estão sendo realizados para melhorar o curso. "Uma série de mudanças estão sendo implementadas na Comunicação Social da Ufal. Transformações que vão desde a reformulação das bases curriculares até a expansão do espaço físico. Creio que estamos presenciando um importante momento de conquistas", analisa.

A novidade também foi comemorada nos corredores e nas redes sociais.  "Só a luta muda a vida. Parabéns a todos e a todas que participaram dessa luta. Conquista histórica para o nosso COS", expôs o estudante de Jornalismo, Márcio Anastácio.

Para a aluna de Relações Públicas Isllane Silva o novo prédio é uma boa notícia que gera expectativas. "Se ninguém está contendo de felicidade em ver que agora vai, imagina quando entregarem prontinho para os novos comunicólogos", disse.

A obra vai beneficiar alunos, professores e técnicos possibilitando melhores condições de ensino e trabalho. Novos laboratórios também serão construídos para melhor auxiliar na formação dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Ufal.

Para o professor de jornalismo, Aloísio Nunes, o novo vai ajudar no entusiasmo dos alunos durante todo o curso. "Ter novos equipamentos, uma boa estrutura e novos professores vai ajudar no desenvolvimento de todos os alunos antigos e os novos feras", salienta.

Já a professora de Relações Públicas, Manuella Callou, espera que as novas instalações possam atender aquilo que o COS hoje necessita. "Que tenha auditório, salas para reuniões, salas para os grupos de pesquisas. Espero que venha para suprir as deficiências da unidade. Espero que realmente atenda a todos os objetivos", disse.

Servidores também comemoraram o início da construção.  Para a técnica-administrativa, Josenilda fica agora a ansiedade de ver o prédio inaugurado. Ela acredita que resultará em melhores condições de trabalho e consiste em uma mudança  importante para toda a comunidade acadêmica do COS.

A obra está orçamentada em R$ 1,8 milhões e deverá ser concluída em um ano.