NDE de Jornalismo é instalado e anuncia ações para 2016

15/12/2015 12h08 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

NDENo último dia 9 de novembro ocorreu a primeira reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Jornalismo.  O NDE é uma das inovações previstas no novo Projeto Pedagógico do Curso e também uma recomendação do MEC para todas as graduação do país. Sua principal função é atuar na concepção, consolidação, avaliação e atualização  contínua da nova estrutura curricular, que começa a funcionar no próximo semestre.

O NDE foi eleito em maio deste ano em reunião ordinária do Colegiado de Jornalismo, sendo composto pelos seguintes professores (em ordem alfabética): Carlos Gusmão,  Janayna Ávila, Lídia Ramires, Ronaldo Bispo e  Sivaldo Pereira da Silva.  Em sua primeira reunião de instalação, o Núcleo elegeu seu coordenador, o prof. Sivaldo Pereira da Silva. O professor Ronaldo Bispo assumiu a vice-coordenação.

Dentre as primeiras ações planejadas, o grupo discutiu e já está executando algumas atividades que serão lançadas em 2016. Dentre elas está Seminário  Presente e o Futuro do Jornalismo; a Mostra Anual de Produções e Pesquisa em Jornalismo; e a Cartilha do estudante de Jornalismo.

O Seminário Presente e o Futuro do Jornalismo será o primeiro de uma série anual que ocorrerá sempre no início de cada ano. Trata-se de um evento dedicado a reunir profissionais e estudiosos para debater as questões contemporâneas que atravessam a prática jornalística, bem como as tendências profissionais, inovações técnicas e perspectivas deste campo. A primeira edição deverá acontecer em fevereiro de 2016 e terá como tema “Jornalismo e web 2.0”.

Já a Mostra Anual de Produções e Pesquisa em Jornalismo está prevista para o segundo semestre de 2016. Tem como objetivo expor produtos culturais, midiáticos e fomentar debate crítico, divulgando pesquisas e experimentações estéticas neste campo, dando vazão ao que é produzido em sala de aula e nos grupos de pesquisa e extensão do Curso.

O primeiro produto a ser concretizado pelo Núcleo será Cartilha do Estudante de Jornalismo, prevista para ser lançada no início de  janeiro, durante reunião de boas vindas com os novos estudantes. A ideia é que a publicação traga informações úteis de forma direta e com linguagem simples, como explicações do funcionamento do Curso, direitos e deveres do discente, dicas em geral e respostas a eventuais indagações sobre o novo Projeto Pedagógico.

“Queremos que o NDE seja um vetor importante para a implementação de tudo o que está previsto no novo projeto pedagógico. Queremos também fomentar uma efervescência produtiva no curso estimulando debates e processos criativos para além da sala de aula.  Por isso, a ideia é que tanto o Seminário quanto a Amostra sejam eventos regulares, com edições anuais. Também queremos estreitar pontes com os estudantes por isso definimos que o Núcleo realizará a partir de 2016 reuniões oficiais de recepção com os novos estudantes todo o semestre para dar as boas vindas, informar como o Curso funciona e esclarecer dúvidas”, explica o coordenador do NDE, prof. Sivaldo Pereira da Silva.

Outras duas ações também foram definidas pelo Núcleo: o  mapeamento das aptidões dos docentes de Jornalismo para cada uma das disciplinas do novo Currículo, cujo objetivo é identificar eventuais lacunas no processo de implantação;  e a consolidação das apresentações de TCC, com semanas específicas de bancas bem como a divulgação das defesas e a criação de uma base de dados com todos os trabalhos dos formados disponíveis para baixar em formato digital.  Ambas as ações  também serão executadas ainda em 2016.