Gerenciamento de Crise foi o tema da última palestra do I Ciclo de Coletivas de Imprensa

27/03/2013 01h25 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Salmom Costa

O I Ciclo de Coletivas de Imprensa COS/UFAL chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (21). Com o tema “Gerenciamento de Crise”, a jornalista Mônica Cavalcante conversou com os alunos da disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada pela professora Andréa Moreira, sobre os desafios enfrentados na Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (SEDS), onde ela atua como coordenadora da ASCOM.

A palestra foi realizada no bloco de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e organizada pelos alunos do 7º período Salmom Costa e Mayara Wasty. Durante pouco mais de uma hora, Mônica, que tem 12 anos de experiência em assessoria, levou para a turma todo o seu conhecimento prático à frente da SEDS.

Segundo a palestrante, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, o trabalho de uma assessoria de comunicação é árduo e não para. “O meu celular fica ligado 24 horas por dia. A qualquer momento pode acontecer uma crise na Secretaria e, para enfrentá-la, não fazemos outra coisa a não ser trabalhar sério e pautado na verdade”, disse.

Casos que tiveram grande repercussão na imprensa alagoana e também a nível nacional, como a greve do IML, um suposto arrastão no Centro de Maceió e a explosão da sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), que causou a morte de uma policial e provocou pânico na população que estava próxima, foram alguns dos exemplos de como o assessor de comunicação deve agir em momentos críticos e na maioria das vezes inesperados.

Para Cavalcante, todas as informações devem passar antes pela assessoria e é dever do jornalista responsável pela comunicação do órgão saber de tudo o que acontece. “É obrigação entender a situação, falar com os envolvidos, dar uma satisfação a imprensa, preservar a autoridade e tranquilizar a população. Tudo, tudo mesmo, tem que ser resolvido pela ASCOM”, enfatizou didaticamente a jornalista.

Após a apresentação, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas. De acordo com a estudante de jornalismo Laylla Brandão, para quem está entrando no mercado de trabalho agora e pretende atuar na área de assessoria, a palestra foi muito proveitosa. Já para Fabíola da Silva, que está terminando a graduação de Relações Públicas, a fala da conferencista não fantasiou o trabalho de assessoria e mostrou o que de fato acontece no dia-a-dia. “Os exemplos que ela trouxe foram muito esclarecedores e mostraram como devemos prevenir as crises”, observou a futura RP.

O Ciclo

O I Ciclo de Coletivas de Imprensa foi promovido pelo curso de Comunicação Social da UFAL, através da disciplina de Assessoria de Comunicação e com o apoio dos alunos do 7º período diurno de Jornalismo e Relações Públicas. A cada semana um profissional pautado por um determinado tema foi até a sala de aula e compartilhou com os estudantes suas experiências.

Segundo a professora Andréa Moreira, idealizadora do Ciclo, a iniciativa faz com que os alunos atualizem e aprofundem um conteúdo pertinente, além de socializarem conhecimento com profissionais atuantes e de destaque no mercado de trabalho. “Apesar dos temas terem sido ligados ao programa da disciplina, a intenção é de que a sala de aula não seja fechada e que a comunidade acadêmica possa dialogar com outros autores”, ressaltou Moreira.

Simoneide Araújo, coordenadora da ASCOM da UFAL, foi a primeira palestrante a participar da conferência. Com o tema “Avaliação e Monitoramento de Resultados”, ela falou sobre os resultados obtidos no primeiro ano de gestão do reitor Eurico Lobo. Na semana seguinte, foi a vez do jornalista Tiago Nogueira, que discutiu sobre assessoramento nas Mídias Sociais.

Para abordar o tema “Media Training”, esteve presente o assessor da Empresa de Correios e Telégrafos, Carlos Gonçalves. O profissional explicou sobre a importância das técnicas para aperfeiçoar o desempenho do assessorado no trato com a mídia. E o jornalista Lucas Lisboa, coordenador de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), apresentou o tema “Produtos e Publicações Editorias em Assessoria de Comunicação”.