Estudantes do COS são destaques em oportunidades acadêmicas

Entre prêmios e intercâmbios, os alunos de comunicação social da Ufal estão conquistando novos espaços e conhecimento

19/10/2014 23h15 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Estudante de Jornalismo

Nos últimos meses, estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vêm ganhando destaques em diversas atividades acadêmicas. Premiações, menção honrosa, bolsas são algumas das conquistas que alavancam grandes experiências. Apesar das limitações como a falta de laboratórios e equipamentos, os graduandos tem conseguido enfrentar os obstáculos e ganhar visibilidade com o bom desempenho em atividades profissionais ou científicas.

Um primeiro exemplo disso trata-se do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário que condecorou com menção honrosa os alunos Abdias Martins e Márcio Anastácio pela reportagem Vidas em risco: às margens do rio e do poder público. Anastácio explica que a ideia do projeto veio de um incômodo ao observar os problemas que afetam o cotidiano de uma cidade como Maceió. “Essa menção honrosa saiu para nós, entre mais de 100 reportagens de todo o Brasil e caiu no colo de todos os estudantes e professores que acreditam em uma comunicação social referenciada nas demandas da sociedade”, enfatiza. O objetivo da premiação é incentivar, entre graduandos, as produções  de conteúdos radiofônicos. Chegou à sua 6° edição com o  tema Bem aqui do meu lado, alguma coisa está fora de ordem.

Na área de pesquisa,  o estudante de Jornalismo Salmom Lucas ganhou o  Prêmio Destaque na Iniciação Cientifica e Tecnológica criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2003. Ele venceu com o projeto A Cidade de Papel: o conflito entre a Prefeitura de Maceió e os pescadores do Jaraguá nas páginas da Gazeta de Alagoas. Para Salmom a experiência da pesquisa tem sido indispensável para qualquer formação e os conhecimentos técnico e teórico devem estar concatenados com a realidade que nos cerca para que os horizontes sejam ampliados. O prêmio que  é dado aos melhores bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A estudante de Relações Públicas Pollyanna Karine obteve o prêmio de Excelência Acadêmica no PIBIC neste ano. A professora doutora Sandra Nunes, que foi orientadora do trabalho, enfatiza a importância do programa na formação complementar e no crescimento intelectual e acadêmico do graduando. “O professor ajuda o aluno a despertar sua vocação cientifica através da pesquisa, com a intenção de que essa vida de pesquisador continue não só na graduação, mas também em outros níveis, como na pós-graduação, mestrado e doutorado”.

Bolsas

Além das premiações mais tradicionais, há outras formas de reconhecimento.  A obtenção de uma bolsa de pesquisa ou de estudos no exterior é hoje considerada um prêmio. Boa performance acadêmica e um bom projeto em mente são elementos fundamentais para aprovação em um edital.

Neste campo, existem ações como o Programa de Mobilidade internacional Fórmula Santander. O objetivo é fomentar pesquisas e conhecimento acadêmico para alunos com excelente desempenho e domínio de outros idiomas, em universidades estrangeiras. Os estudante Emerson de Oliveira  (de Relações Públicas) e Caio Lorena (Jornalismo) estão em Montevidéu, no Uruguai, através deste programa. “Está sendo fantástico, em todos os sentidos. Junto com a oportunidade vêm bastante conhecimento e experiências incríveis, como estar perto e entrevistar grandes ídolos da adolescência e conhecer muito mais da cultura Uruguaia” comenta Emerson de Oliveira.

Caio Lorena ressalta sobre o enriquecimento proporcionado pelo intercâmbio e as vantagens que o mesmo lhe proporcionará. “A experiência está sendo marcante do ponto de vista acadêmico e pessoal. Na faculdade em Montevidéu, estou optando por ampliar o horizonte com matérias especificas e que, certamente, vão me ajudar no retorno ao mercado de trabalho em Maceió” salienta.