Estudantes do COS participam da etapa regional do Intercom 2014

Já o Intercom nacional será de 2 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu; inscrições de trabalhos vão até o dia 18 de julho

18/06/2014 08h41 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Paula Nunes
estudante de Jornalismo

Quinze estudantes do Curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram com trabalhos na etapa regional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) deste ano. Ao todo, foram inscritas 17 produções apresentadas individualmente  ou em duplas. O evento foi realizado entre os dias 15 a 17 de maio, em João Pessoa, na Paraíba.

Os congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) ocorrem anualmente com o objetivo de reunir estudantes e pesquisadores da área de comunicação. Neste ano, o tema escolhido foi Comunicação, guerra e paz, relembrando o centenário de um dos maiores conflitos armados da história: a Primeira Guerra Mundial. Para viabilizar a participação dos graduandos, a Ufal disponibilizou um ônibus de Maceió até a cidade de João Pessoa.

Na avaliação da estudante do sétimo período de Jornalismo, Tatiane Gomes, participar do Intercom foi uma experiência gratificante. Ela apresentou a pesquisa realizada pelo grupo de iniciação científica sob orientação do professor Ronaldo Bispo. “O fato de poder levar minha pesquisa para pessoas de outros estados é muito legal, isso conta muito para um pesquisador. Se tornar conhecido e receber um retorno daquilo que está pesquisando é recompensante”, afirmou.

Já para a estudante do sétimo período de Relações Públicas, Lívia Enders, que participou pela primeira vez do encontro, o evento contribuiu para uma melhor formação e qualificação e pretende estar presente na edição nacional. “Este congresso regional é um ensaio para o Nacional, onde almejo chegar, não é menos importante. Estou muito satisfeita de ter participado, e agora só penso na preparação para a etapa nacional”, explicou.

O Intercom nacional ocorrerá  entre os dias 2 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A inscrição de trabalhos pode ser realizada até o dia 18 de julho. Os participantes que não irão apresentar podem se inscrever até 18 de Julho através do site oficial do evento www.portalintercom.org.br.

Na categoria Intercom Júnior (IJ), foram selecionados 13 trabalhos de graduandos orientados por docentes do COS. Já na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), foram selecionados 4 trabalhos. No total, foram contabilizados 23 trabalhos aceitos na etapa regional do congresso.

Os alunos que tiveram seus trabalhos aprovados na etapa regional do Intercom foram:

1. Bianca da Silva Araújo Ferraz
  2. Adriana Cristiana do Livramento Silva Lucena
  3. Bárbara Isis Martins
  4. Lívia Cristina Enders de Albuquerque
  5. Roosivelt Figuerêdo de Carvalho
  6. Bruna Carolina Alves de Brito
  7. Iracyane Mota Lopes
  8. Eduardo Leite Vasconcelos
  9. Renata Louriane Moreira da Silva
  10. Larissa Layane Bezerra
  11. Darlene Tavares da Silva (estudante de Arquitetura,co-autora com estudante do COS)