Estudantes de Comunicação Social promovem evento de recepção dos feras 2015

A Secom contará com a presença de diversos profissionais das áreas de Jornalismo e Relações Públicas; evento é organizado pelos próprios alunos.

08/03/2015 21h05 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Estudante de Jornalismo

Do dia 9 ao dia 13 de março, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe a 15ª edição da Semana dos Estudantes de Comunicação Social (SECOM), que tem o objetivo de recepcionar os feras dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da instituição. O evento, que é organizado pelos estudantes veteranos, traz esse ano o tema: "A Comunicação Que Eu Faço!". Com a concentração de atividades no auditório Nabuco Lopes, na reitoria da universidade, a programação é formada por painéis, grupos de discussão, oficinas e interação.

Os painéis apresentados irão discutir as diversas formas de comunicação. Desde a comunicação acadêmica, passando pela de pesquisa, entretenimento, esporte, e até a comunicação digital, bastante presente nas áreas de Jornalismo e RP. A professora doutora Manuela Callou, que estará presente em um dos painéis para falar da Academia de Relações Públicas, comenta a expectativa para o evento.

“A Secom, vem para consolidar ainda mais as discussões acadêmicas e de mercado, tão importantes para que os alunos tenham esses olhares sobre a profissão que escolheram. Participarei de uma mesa, juntamente com o professor Ronaldo Bispo e dois profissionais do mercado, contemplando as vivências e práxis do cotidiano da nossa área, que é ao mesmo tempo, cheia de desafios e encantos”, ressalta Manuela.

Profissionais bem sucedidos da área de comunicação, que também foram discentes da Ufal, estarão presentes na “Prata da Casa” para dividir experiências sobre suas profissões. Entre os convidados está o repórter da TV Pajuçara, Thiago Correia. Rachel Amorim, apresentadora do Jornal do Dia (TV Alagoas), que também compõe a mesa para falar sobre o Jornalismo no mercado de trabalho, especificamente na televisão.

O evento conta também com diversas oficinas, como a de Assessoria de Comunicação, que será ministrada pela jornalista e assessora de comunicação da Ufal, Lenilda Luna. Edição audiovisual, Ceremonial & Eventos, Fotografia com smartphone, Webjornalismo, e Gerenciamento de Marketing também são oficinas que farão parte da programação.

Para complementar o debate a respeito da importância da comunicação, seja nas relações interpessoais ou através dos grandes meios, grupos de discussão tratarão sobre assuntos importantes no âmbito comunicacional, como: Democratização da comunicação, diversidade sexual, mulheres, negros e negras, produção cultural e jornalismo colaborativo.

As inscrições estão abertas e seguem até o início do evento, dia 09 de março. Para se inscrever, basta acessar o site (clique aqui).

Para mais informações: https://www.facebook.com/15SECOM.