Estudantes de Comunicação apresentam pesquisas em Encontro de Iniciação Científica

O evento conta com palestras e apresentações dos alunos do PIBIC

10/11/2014 19h35 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Aluno de Jornalismo

Do dia 11 a 13 de novembro, acontece o XXIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, que funciona como uma vitrine dos trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação, sob orientação de professores doutores da instituição, terá sua abertura oficial no auditório da reitoria às 10h. Estudantes e professores do curso de Comunicação Social também apresentarão seus projetos.

A professora doutora, Karina Ribeiro, responsável pela coordenação de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) explica que o evento tem o objetivo de integração e socialização das atividades de Iniciação Cientifica (IC) através dos trabalhos dos estudantes. “É papel da universidade promover e divulgar à toda sociedade as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por seus alunos e professores”, salienta.

Os trabalhos apresentados oralmente serão avaliados por consultores de outras universidades e os melhores, serão premiados com o Certificado de Excelência Acadêmica. Com o resultado, alguns trabalhos poderão ser reapresentados na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que acontecerá em julho de 2015, na Universidade de São Carlos, em São Paulo, podendo concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica.

A estudante de Relações Públicas, Magda Sueli, apresentará nesse encontro o seu trabalho orientado pelo professor doutor Jean Charles Zozzoli, que tem como tema Dos elementos e ações que consolidam sociocultural e emocionalmente a atuação das lovemarcas em públicos adolescentes. Para ela, o evento é a oportunidade de expor os resultados e conclusões acerca do tema escolhido, além da importância de ser avaliada por estudiosos, incentivando e motivando graduandos ouvintes a serem pesquisadores em diversas áreas de interesse.

Para boa parte dos estudantes, a iniciação científica significa o primeiro contato mais direto com a  produção de pesquisas. “Projetos como o PIBIC proporcionam a inserção de nós alunos na prática científica, nos dando base de experiência para a própria graduação, ou mesmo para a busca de mestrados”, avalia a estudante de  Relações Públicas Danielly Bezerra. Ela  produziu o trabalho intitulado Novos letramentos, narrativas e história local sob a orientação da professora doutora Andrea da Silva Pereira da Faculdade de Letras (Fale)

O professor doutor do curso de jornalismo, Antonio de Freitas acredita que eventos como esse dão visibilidade aos grupos de pesquisa e estimulam o pensamento crítico. “A difusão científica dada pelo evento permite a inserção de docentes e discentes de jornalismo e relações públicas nas atividades de produção de novos saberes, que é realizada por meio da investigação e da reflexão crítica na área comunicacional".

O evento conta ainda com a palestra Conhecer em companhia: trajetos de formação de futuros pesquisadores do Prof. Dr. Antonio Fausto Neto da  Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além de atividades no campus Maceió, o encontro também terá programação simultânea em Arapiraca com a Palestra "A Excelência da Iniciação Científica para as IES”  ministrada pela  Profa. Dra. Elizabeth Sampaio de Melo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Confira a programação das apresentações dos estudantes de Comunicação Social:

Dia 11/11

14h - Análise do Programa do Mução - o Discurso radiofônico grotesco chocante que ridiculariza o ouvinte.

Bolsista: Mirian Santos de Oliveira

Orientador: Antonio Francisco Ribeiro de Freitas

14h10 - A Cultura de Midiatização no Âmbito dos Desdobramentos Processuais dos Big Brothers Brasil 13 e 14

Bolsista: Priscilla Nunes Peixoto