Curso de Jornalismo ganha nova agência-laboratório

Veículo está aberto para publicações individuais

12/11/2014 22h05 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Layane Brasil

Estudante de Jornalismo

Na última segunda-feira (10) foi lançado o mais novo veículo do Curso de Jornalismo da Ufal. A Agência Laboratório de Notícias (Labium) já está no ar através do endereço www.labium.com.brCoordenada pelo Prof. Dr.  Sivaldo Pereira da Silva o site publica conteúdos produzido pelos estudantes durante a disciplina Oficina de Jornalismo Impresso I. Também está aberto para produções individuais.

O idealizador do projeto afirma que a Labium será um projeto permanente e servirá também para o curso como um todo. “Além de dar vazão às produções da Oficina de Impresso, um dos objetivos é suprir a carência de mídia laboratorial do curso. Por isso, a Labium é uma agência que também publicará conteúdos de outras disciplinas e produções individuais de estudantes. Para isso, basta que tenham a edição de um professor do COS e que o mesmo dê o aval para publicação”, explica.

Um exemplo desta abrangência está na disciplina de Edição de Mídia Impressa, ministrada pela Profa. Dra. Janayna Ávila, cujas produções dos alunos estão sendo publicadas na editoria Entrevistas. “A Labium chega em ótima hora. É fundamental termos um espaço em suporte digital para darmos visibilidade à produção dos alunos de Jornalismo. Além disso, é estimulante orientar essa produção sabendo que ela pode ser lida e compartilhada por um público bem mais amplo.” Matérias especiais produzidas pelos alunos na mesma disciplina estão em fase final de edição e também serão publicadas.

Para a coordenadora de política do DA, Danielle Henrique, um veículo laboratorial é um elemento importante para melhor formação e aprendizado dos futuros jornalistas. “Eu já ouvi muitos casos de estudantes que disseram que se não fosse o mercado de trabalho, não teria aprendido a escrever matérias. Quanto mais oportunidades os estudantes tiverem de lapidar seus talentos, através de atividades que o curso já deveria está fazendo há muito tempo, melhor. É crescimento na formação e aprendizado. Além de dar um gás a mais na vontade de aprender sempre”, ressalta.

Além do professor Sivaldo Pereira, a Agência funciona com uma equipe composta pela bolsista Tatyane Barbosa, responsável pelo gerenciamento do site e edição de matérias, e por Layane Brasil, monitora da disciplina e também editora de conteúdo.

O espaço é aberto a qualquer estudante do curso que queira publicar seus trabalhos. Para isso, basta que o produto tenha passado pela edição de um professor do COS. Veja instruções no site em “Como Participar”.  São aceitas produções de cunho jornalístico nos diversos formatos (texto escrito, vídeo, áudio, fotografia e multimídia). Mais informações podem ser obtidas através do endereço da Agência:  www.labium.com.br ou através do e-mail redação@labium.com.br.