COS retorna às aulas normalmente nesta segunda-feira após reformas

Novos equipamentos também estão sendo instalados; Coordenação avisa que docentes e discentes precisam comparecer para iniciar o semestre letivo

03/08/2014 08h55 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por João Paulo Macena

Estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira (4) as aulas no Curso de Comunicação Social serão reiniciadas normalmente para todas as turmas. Durante o período de recesso, o prédio que abriga o COS passou por uma nova fase de reformas e está quase pronto para receber estudantes e professores. Apesar do avanço, os últimos ajustes ainda estão sendo finalizados como consertos e pinturas nas paredes, reparos na instalação elétrica e dedetização. Novos equipamentos  também serão instalados.

Neste início de 2014.2, a direção do COS se prepara para receber novos computadores, televisores, condicionadores de ar, bebedouros e mobiliário, visando suprir uma carência que dificultou as atividades no último semestre. Como informa o professor José Wagner Ribeiro, interinamente na coordenação do Curso em substituição à professora Andréa Moreira durante as férias, são aguardados 60 novos terminais. Ele explica que haverá descarte de máquias em uso.  “Os computadores antigos serão recuperados. Até porque são bons para a produção de texto. A gente quer ver de quatro a cinco computadores nos estúdios de rádio e televisão, para que os alunos possam produzir os trabalhos ali e que os professores possam já analisar o que tá sendo feito” conta.

Ribeiro também ressaltou que haverá aula normal na primeira semana, dando assim reinício às atividades letivas regulares. “Alunos e professores devem comparecer na primeira semana. Não é justo que alguns alunos subam, cheguem aqui e não tenha aula. É injusto principalmente para os alunos que moram no interior e alunos do turno da noite, alguns trabalham, enfrentam engarrafamentos pra chegar aqui e não ter aula, não encontrar professor”.

As aulas também acontecerão normalmente para os calouros do primeiro semestre. O Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN) está organizando a Semana de Comunicação Alternativa (Saca) para recepcionar os novos egressos. A atividade ocorrerá de terça-feira até sexta-feira, no período de 17h às 19h (intervalo do horário regular de aula). Somente em caso de disciplinas que se dão nesse horário, os professores poderão liberar os estudantes e marcar reposição posterior.

Já a atual coordenadora do curso, a professora Andréa Albuquerque, enviou um pronunciamento para os professores e funcionários do COS com um balanço das principais conquistas, ações e avanços do curso nos últimos meses. Entre eles: A reforma das atuais instalações do curso, a ampliação do número de salas de aula (mais três) e de administração (mais três), melhorias nas salas dos professores, da coordenação e mudança da hemeroteca; contratação de novos professores; a construção das matrizes curriculares de ambos os cursos, de acordo com as diretrizes e parâmetros nacionais; a reformulação das Normas de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso e o diálogo com a Administração Central da Ufal para garantir a licitação do novo prédio, onde funcionarão novas salas de aulas, de pesquisa e permanência dos docentes, ambientes administrativos e um novo auditório, dentre outros espaços necessários ao pleno funcionamento dos cursos.

“Para 2014.2 prevemos novos empenhos e desafios, mas temos a certeza de que superaremos todos eles se nos mantivermos unidos, em permanente articulação e mobilização, como temos feito. Talvez um dos maiores seja ampliar a nossa produção científica e engajar novos protagonistas na lida cotidiana, paciente e insistente para elevar o conceito do COS não apenas junto ao MEC ou aos seus pares e superiores institucional, mas, principalmente, diante dele mesmo” pontuou a coordenadora.

Nesse semestre, os alunos encontrarão novidades no corpo docente. O curso de  Relações Públicas contará com um professor substituto para suprir a ausência do professor Edson Lino, que entrou em licença médica. O professor José Guibson Dantas, que estava afastado devido ao pós-doutorado, retomará suas atividades no curso.