COS no Caiite: dez trabalhos de estudantes são aprovados para apresentação

As inscrições para os selecionados terminam dia 13; quem não participará de apresentações deverá aguardar até julho

01/06/2014 19h30 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

por Layane Brasil
Estudante de Jornalismo

No último dia 28 foi divulgada a lista dos estudantes com trabalhos sobre Comunicação habilitados para o II Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). A seleção ocorreu através de uma banca de professores que assistiram as defesas orais de cada graduando inscrito. O objetivo foi selecionar aqueles que estariam qualificados para representarem o COS no Congresso. Ao todo, 10 apresentações foram aprovadas.

As exposições ocorreram nos dias 23 e 26 de maio. Na primeira sessão, a banca foi composta pelas professoras Janaína Ávila, Lídia Ramires. Já no segundo dia, as avaliações ficaram a cargo das professoras de Manuela Callou, Mirtes Torres. O docente Ronaldo Bispo também esteve presente nos dois momentos como coordenador das atividades do Caiite no âmbito do Curso. Para Lídia Ramires, o número de produções inscritas foi considerado significativo.  “Em termos de representatividade, o Curso de Comunicação tem um número expressivo”, comenta.

Na avaliação da professora Manuela Callou  a quantidade é satisfatória e acredita que no futuro esse número pode ser maior. “ O que podemos fazer é divulgar cada vez mais esses eventos para que os alunos se sintam interessados em participar deste universo acadêmico, que é tão rico e verem a importância de se iniciarem na pesquisa e na produção”, ressalta.

Com o roteiro de ficção Dezembro aprovado, Dário Junior, graduando em Relações Públicas, estimula outros estudantes a engajarem neste tipo de evento. “Muitas pessoas poderiam seguir meu exemplo de que um trabalho, que é um roteiro de uma disciplina que não tem no nosso curso, foi aprovado. Então, significa que há um potencial muito grande e isso me deixa muito feliz”, comemora. O graduando, que também participou da edição anterior do Congresso, aposta na importância deste tipo de atividade na sua formação e no seu percurso durante a vida acadêmica. “A experiência é fantástica. Você pode trocar informações e vê que sua criação está num bom patamar. Gostei muito do nível de compartilhamento de conhecimento que é proporcionado.”

As inscrições dos trabalhos aprovados em cada curso ocorre de 2 a 13 de junho através do site oficial. A organização do Caiite informa que a aprovação credencia os estudantes para a apresentação dos trabalhos mas trata-se de uma etapa do processo. Aqueles que não se inscreverem até a data-limite serão excluídos da programação. Os alunos do Pibic, que não passaram pela seleção interna por já terem sido avaliados, também precisam realizar inscrição.

O congresso

O Caiite é o maior evento acadêmico de Alagoas e totalmente gratuito para todos os participantes, sejam eles oriundos de instituições de ensino superior no Estado ou não. A proposta é expor e discutir com a sociedade as produções acadêmicas e científicas das instituições de ensino envolvidas.

Para participantes em geral, que não vão apresentar em nenhuma das atividades, a inscrição vai de 01 a 31 de julho. O evento comportará conferências, mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, minicursos, apresentações artísticas e culturais.

Lista dos trabalhos aprovados – COS/Ufal

Arquitetura e Comunicação - Adriana Cristina do Livramento Silva de Lucena.

Comunicação Rural no Brasil: O Papel das Relações Públicas no Agronegócio - Adriana Cristina do Livramento Silva de Lucena.

Diálogos Entre Candidatos e Eleitores em Campanhas Online: Interatividade e Conversação nas Eleições Municipais, a Prefeitura de Maceió no Twitter - Bruno Cavalcante Pereira.

Agência de Notícias Ciências Alagoas: Uma Experiência de Ensino, Pesquisa Empírica e Extensão Comunitária - Clariza Maria dos Santos.

Dezembro/Roteiro De Ficção: A Literária para o Cinema - Dário Francisco de Oliveira Júnior.

Planejamento Estratégico: Oficina de Criação do Nome e da Identidade Visual da Incubadora de Empreendimento Solidários do Assentamento Zumbi Dos Palmares - Branquinha - Douglas Monteiro de Lima Silva.

Da Apuração à Construção da Notícia: O Webjornalismo Participativo no Site G1 -  Mayara Wasty Nascimento de Farias.

Formas de Compartilhamento de Acervos Fotográficos na Web - Micaelle Helena Fernandes de Morais Belo

Menina: O Filme/O Processo de Realização da Lauda ao Filme - Viviane Timotéo de Araújo.

Revista Repense: Do Processo de Criação a Edição Final - Wanessa Willa da Costa Wanderley Pereira.

Observação: Alguns trabalhos são de autoria coletiva, isto é, são pesquisas desenvolvidas por mais de um(a) autor(a). A listagem apresenta o nome daqueles que fizeram a apresentação oral na etapa de seleção do curso.