Caiite assegura acessibilidade a pessoas com deficiência

Congresso acadêmico conta com diversos mecanismos para facilitar o acesso ao evento

18/06/2015 09h24 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

por Andrew Pereira

Estudante de Relações Públicas

Um diferencial do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), edição 2015, é a acessibilidade a pessoas com deficiência em torno de todo o evento.  Foram implantados no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, além de rampas e elevadores oferecidos pelo local, outras plataformas de acesso e locomoção nas salas e stands durante a realização do Caiite.

Arthur Henrique Salles, de Arapiraca, que tem deficiência física, estava no evento acompanhado dos colegas e aprovou as medidas que facilitaram sua circulação. “Está sendo fácil o acesso aos stands e oficinas no evento por conta das rampas oferecidas, mesmo tendo vindo com uma cadeira de rodas manual e não a elétrica que utilizo em Arapiraca. Geralmente, vários locais não garantem essa acessibilidade”, conta o estudante da turma do 8º ano da Escola de Educação Básica João Paulo Segundo.

Fabrício Oliveira, professor da mesma escola de Arthur, acompanhou a turma do 8º ano durante o congresso e se diz tranquilo com a facilidade no acesso do estudante no evento. “É importante esse tipo de acesso nos congressos acadêmicos para inclusão de pessoas com deficiência física”, disse.

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) fez questão da inclusão de todos no congresso. Shirley Nascimento, assessora de comunicação da Fapeal, disse que no stand da fundação foi disponibilizado uma rampa para cadeirantes e um intérprete virtual de Libras. “Estamos felizes em conseguir incluir as pessoas porque todos precisam participar”, ressaltou.

O congresso acontece até sexta-feira, 19, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá e conta com exposição de trabalhos acadêmicos, oficinas, stands, mesas redondas, entre outros.