Caiite 2014: Inscrições para apresentação de trabalho terminam nesta sexta-feira

Interessados devem procurar a secretaria do COS; para quem não vai apresentar trabalho as inscrições começam em julho

14/05/2014 17h55 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Tatyane Barbosa

estudante de Jornalismo

O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) 2014 será realizado de 18 a 23 de agosto, no centro de convenções Ruth Cardoso. Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) interessados em apresentar trabalhos devem se inscrever até a próxima sexta-feira (16 ) na secretaria do COS para a seleção interna.

Podem participar da seleção discentes com projetos de pesquisa das seguintes categorias: Extensão, Painter, Pibid, TCC, Novos Talentos, Jovens Talentos para a Ciência e Pós-graduação. O estudante deve formatar seu projeto no modelo de Resumo e Resumo Expandido, sendo da mesma forma submetido no ato da inscrição no site do Caiite. Serão desclassificados os que não obedecerem às orientações de formatação.

Antes de apresentar em agosto no Caiite, os trabalhos passarão primeiro por uma avaliação interna nos Cursos que ocorrerá de 19 a 23 de maio. Isso ocorrerá na forma de apresentação oral, com duração de 10 minutos, para uma Comissão de avaliadores. Os aprovados serão enquadrados pelo avaliador nas modalidades de apresentação Comunicação Oral ou Pôster, e o aluno estará apto para participar do Caiite. Os já avaliados no Pibic apresentarão seus projetos no evento, mas não precisam passar pela seleção interna nas unidades.

Os selecionados pelos Cursos farão sua inscrição no site do Caiite de 27 de maio a 10 de junho e submeterão o trabalho aprovado em arquivo PDF, para publicação nos anais do evento. Os mesmos também recebem certificado de apresentação de trabalho.

Para participantes em geral, que não vão apresentar trabalhos,  a inscrição vai de 01 a 31 de julho. O evento comportará conferências, mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, minicursos, apresentações artísticas e culturais. “Além disso, oportuniza a criação de uma networking, isto é, de uma ampla rede de contatos que resulta em saldos positivos tanto do ponto de vista acadêmico quanto profissional”, aponta presidente do evento Rachel Rocha.

COS no Caiite

O curso de comunicação social (COS) em 2013 participou de 8 atividades e apresentações. Em 2014, terá a mesma quantidade de atividades e quanto as apresentações estima-se um acréscimo, ainda não definido. No COS os responsáveis pelo recebimento dos trabalhos são: Andrea, Bispo e Valdeci. Para Ronaldo Bispo, atual responsável e representante do COS em 2013, o Caiite é um evento de grande importância pois aproxima a Universidade de parte maior da sociedade alagoana e promove interlocução e colaboração entre diferentes instituições de ensino e pesquisa do Estado. Ele organizou duas mesas que obtiveram ocupação máxima. Para esse ano espera ainda mais audiência e participação.

Ano passado o público foi de 20 mil pessoas, para o segundo a estimativa é de pelo menos 50 mil. Está se criando uma forma de controle eletrônico de presença, dessa forma, assim que o estudante sair da sala o certificado já estará disponível no sistema do Caiite. A organização central será a mesma, com um comitê gestor de cada instituição participante, sendo que este ano terá o acréscimo da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), assim haverá um incremento nas atividades da área da saúde.

A aluna de Relações Públicas, Jaqueline Oliveira, participou do I Caiite e acredita ter ampliado sua visão acadêmica, mas lamenta por ter ocorrido alguns contratempos e espera neste segundo maior comprometimento em relação a horários. “O que houve de errado ano passado este ano será retirado, não queremos incorrer no mesmo erro”, ressalta integrante da comissão organizadora Joabson Santos.

O Caiite é o maior evento acadêmico do Estado de Alagoas e totalmente gratuito para todos os participantes, sejam eles oriundos de instituições de ensino superior no Estado ou não. O evento propõe apresentar e discutir com a sociedade as produções acadêmicas e científicas das instituições de ensino envolvidas. Há quase 4 meses do evento e o número de atividades já superou o do ano passado.

Links úteis:

Documento com normas para Formatação dos trabalhos

Modelo de Resumo e de Resumo Expandido

Site do Caiite