SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2020.1

De acordo com o Edital nº07/2020 – PROGRAD/UFAL e a Norma Complementar do ICHCA, anunciamos as datas para inscrição e seleção para alunos bolsistas e voluntários do Programa de Monitoria 2020.1, coordenado pela Profa. Juliele Sievers no curso de Filosofia.

As disciplinas ofertadas nesta edição são:

– Organização do Trabalho Acadêmico (1° período)

– Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia 1 (1° período)

– Lógica (2° período)

– Atividades Curriculares de Extensão (2° período) – Antropologia Filosófica (3° período)

– Filosofia Medieval (3° período)

Cada aluno pode se candidatar à monitoria de apenas 1 (uma) disciplina, de sua escolha.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO (16 a 20 de março)

A inscrição para o processo de seleção deve ser feita na secretaria do curso, entre os dias 16 e 20/03/2020, mediante entrega dos documentos solicitados pelo edital, que são:

– Comprovante de matrícula 2020.1

– Histórico escolar analítico

– Ficha de inscrição preenchida (em anexo nesta mensagem)

PROCESSO DE SELEÇÃO – PROVA ESCRITA (24 de março)

A seleção será feita no dia 24/03/2020, por meio de prova escrita a ser realizada as 14h no mini-auditório  do Curso de Filosofia. Os candidatos poderão escolher 1 (um) dentre os 5 (cinco) tópicos para dissertar:

(1) A relevância da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(2) A relevância da disciplina de Saberes e Práticas no Ensino e na Pesquisa em Filosofia 1 e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(3) A relevância da disciplina de Lógica e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(4) A relevância da disciplina de Antropologia Filosófica e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

(5) A relevância da disciplina de Filosofia Medieval e seus conteúdos para a formação do aluno de Licenciatura em Filosofia

Serão pontos avaliados na prova escrita: a capacidade de organização e desenvolvimento dos argumentos apresentados no texto, o domínio da língua portuguesa e a clareza da estrutura argumentativa do texto, além do rigor e do domínio conceitual na argumentação filosófica.

Lembramos também que os alunos podem demandar as ementas de suas respectivas disciplinas de interesse na secretaria, visando um melhor preparo para a prova dissertativa. A prova será individual e sem consulta, e a nota, juntamente com a classificação final dos candidatos, serão divulgadas nos murais do curso até o dia 25/03/2020.

nota final representará a média entre a nota na prova escrita e o coeficiente de rendimento escolar que consta no histórico analítico.

Das cinco vagas ofertadas, três vagas dispõem de bolsa. As bolsas serão destinadas aos três primeiros colocados na seleção.

Em caso de dúvidas, escrever à profa. Juliele (juliele.sievers@gmail.com), coordenadora do Programa de Monitoria do Curso de Filosofia da UFAL.

Confira dos Documentos, Editais e Anexos nestes links: LINK 1, LINK 2 e LINK 3.