RespirAmor: ações educativas e preventivas no enfrentamento do COVID-19 em um Hospital Universitário.

Projeto de Extensão
Por Nelma Camêlo de Araujo
02/06/2020 22h14 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12

Atendendo a chamada do Edital  PROEX n°5/2020 no combate ao Coronavírus (COVID-19) o Projeto "RespirAmor: Ações educativas e preventivas no enfrentamento do COVID-19 em um Hospital Universitário" Coordenado pela Profa. Ma. Lívia Aparecida Ferreira Lenzi, foi aprovado em primeiro lugar. O Projeto conta com a parceria dos profissionais do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL) e da Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL).

Resumo do Projeto:

A pandemia do Covid-19 caracteriza-se como uma situação problemática em saúde pública da população mundial, necessitando ações de enfrentamento no combate ao novo Coronavírus. Este projeto de extensão tem o objetivo desenvolver ações de educação em saúde, utilizando as tecnologias leves no enfrentamento à pandemia da COVID – 19. O copo do projeto aborda o contexto epidemiológico e as medidas de prevenção ao Coronavírus especialmente a necessidade da população com baixa escolaridade e em situação de vulnerabilidade social ter acesso às informações oficiais e cientificas sobre o COVID-19, a importância do uso de equipamento de proteção individual, de aderir a quarentena e o isolamento social. Além do mais, propõe um conjunto de estratégias com ações de confecção de materiais educativos, sensibilização dos usuários e familiares do Hospital Universitário e confecção de máscaras que irão contribuir para o enfrentamento à pandemia no contexto dessa população assistida. Acreditamos que, em tempos de pandemia, é fundamental desenvolver atividades voltadas para humanização do cuidado, a comunicação eficaz, o diálogo, a ética, as relações de confiança entre profissionais e usuários. Palavras chaves: Infecções por COVI-19. Educação em Saúde. Humanização. Prevenção a Saúde.

MEMBROS DA EQUIPE

Livia Aparecida Ferreira Lenzi                                                    Coordenador(A) ICHCA
Maria Isabel Fernandes Calheiros                                             Coordenador(A) Adjunto(A) HUPAA
Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana                     Ministrante
Pablo Andrade Valladas                                                              Ministrante
Irís Pereira                                                                                   Consultor / Tutor
Flavianne Araujo Neves Alves                                                     Aluno(A) Bolsista
Niedja Mendonca Ferreira                                                           Aluno(A) Bolsista
Monica Lopes de Assuncao                                                        Ministrante
Fernanda Ferreira Voss                                                               Ministrante
Igor Daniel da Silva Lima                                                            Aluno(A) Voluntario(A)
Angela Morgana Brasil Bezerra                                                  Aluno(A) Voluntario(A)
Sarah Lins de Barros Moreira                                                     Coordenador(A) Adjunto(A)
Vanessa Ferry de Oliveira Soares                                             Coordenador(A) Adjunto(A)
Maria Vinicia Pinheiro Silva                                                        Aluno(A) Voluntario(A)
Erika Maria Araujo Barbosa de Sena                                         Consultor / Tutor
Thais Mendes de Lima Gomes                                                   Aluno(A) Bolsista
Maira Chalega de Sobral                                                            Aluno(A) Voluntario(A)
Ligne Farias Pontes Junior                                                         Aluno(A) Voluntario(A)
Bruna Marques de Oliveira                                                        Consultor / Tutor     ETA
Elizete Menezes Messias                                                          Consultor / Tutor     ETA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

- Confecção e logística na distribuição das máscaras descartáveis para os setores;
- Elaboração de artigos, trabalhos científicos e relatórios;
- Sensibilização dos usuários, acompanhantes e profissionais com ações de educação    em saúde sobre o COVID-19;
- Elaboração de materiais educativos e divulgação em redes sociais;
- Realização de oficinas terapêuticas de confecção de máscaras artesanais com os          pacientes e acompanhantes da unidade neonatal e clínica pediátrica.