Pesquisas do curso de Biblioteconomia são premiadas com Excelência Acadêmica e Prêmio Destaque do CNPq

Os trabalhos foram avaliados durante o 30° Encontro de Iniciação Científica – PIBIC & o 13° Seminário de Iniciação Tecnológica – PBITI
Por Ronaldo Ferreira de Araujo
17/03/2021 11h51
context/imageCaption

Prof. Dr. Ronaldo Araujo; Prof. Dr. Victor Pires; Discentes: Miriely; Jusmenne e Janielly

Na última quarta-feira (10), no canal oficial da Ufal no Youtube, aconteceu como parte da programação em alusão aos 60 anos da Ufal, a premiação dos trabalhos dos programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica (Pibit) pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). A solenidade contou com a participação da professora Maria Domingues Vargas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), convidada para a palestra intitulada "Desigualdade de gênero na ciência: Como mudar?".

Foram selecionados 160 dos projetos apresentados no 30º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) e 13º de Iniciação Tecnológica (Cait) para receber o certificado de Excelência Acadêmica. As atividades foram realizadas virtualmente, pela primeira vez, nos meses de dezembro e fevereiro, onde aproximadamente 1.300 estudantes do Pibic e 104 do Pibiti mostraram os resultados dos trabalhos aplicados no ciclo 2019-2020. A comissão avaliadora emitiu os pareceres e a Coordenação de Pesquisa (CP/Propep) já está liberando os certificados dos apresentadores no sistema Pibic.

Dentro da programação do evento cada unidade acadêmica organizou sua participação de forma virtual e convidou avaliadores externos (ad hoc), os quais selecionaram os dois melhores por curso para receberem a premiação. O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivo premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final, o referido prêmio é destinado aos alunos que foram contemplados com a Excelência Acadêmica e foram bolsistas do PIBIC ou PIBITI, na cota CNPq.

Foram selecionados 45 (quarenta e cinco) bolsistas para concorrer ao 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2019/CNPq, sendo 40 do Pibic e 5 do Pibiti. De acordo com o regulamento: “Os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, indicados para concorrer ao Prêmio, são aqueles que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo”. O Curso de Biblioteconomia teve três pesquisas premiadas com Excelência Acadêmica, as quais foram indicadas ao Prêmio Destaque do CNPq.

A primeira delas faz parte do Projeto "Altmetria e atenção online de artigos de periódicos da ciência da informação" coordenado pelo Prof.  Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo.  O professor destaca que "a altmetria monitora de forma rápida e eficaz a visibilidade da produção científica com o público nas mídias sociais e que a pesquisa tinha por objetivo atuar em duas frentes: uma de divulgação científica de um conjunto de publicações da área da Ciência da Informação, e outra na investigação das métricas alternativas nos artigos de periódicos eletrônicos desta área por meio da produção e visualização de dados sobre a atenção on-line que a produção científica recebe em fontes da web social". Dedicando-se à primeira frente do estudo, com o Plano de Trabalho "Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Informação em Saúde", a discente: Miriely Silva dos Santos recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica.

Segundo a discente Miriely Santos "esse prêmio de Excelência Acadêmica representa a materialização da eficiência do ensino público e gratuito com qualidade, de modo que sou grata a todos os educadores com quem tive a oportunidade de aprender!". Na segunda frente do estudo, com o Plano de Trabalho "Produtividade e Visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019)", o discente: Jusmenne Melo da Silva recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica, tendo indicação ao Prêmio Destaque CNPq e sendo ainda selecionado para reapresentar seu trabalho na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC/ Virtual, que acontecerá em julho de 2021.

O discente Jusmenne Melo da Silva comentou sobre a premiação e sobre sua trajetória na pesquisa enquanto discente do curso e de acordo ele “está sendo muito gratificante explorar o mundo da Ciência, afinal, estou no terceiro ciclo do PIBIC/UFAL. A pesquisa em si é árdua, requer muita dedicação e disciplina, mas no final a recompensa é única. Quanto à premiação de Excelência Acadêmica, a indicação para reapresentar o trabalho na 73° Reunião Anual da SBPC e ter  chance de concorrer ao 18° prêmio destaque da Iniciação Científica e Tecnológica-2019/CNPq, não tem preço. Enfim, extremamente feliz!”.

O segundo projeto: "Circuitos Urbanos e Palcos Midiáticos: Territorialização, midiatização e performance como elementos de análise da música ao vivo contemporânea", coordenado pelo Prof. Dr. Victor Pires. Com o Plano de Trabalho "Hong Kong to Brazil": Impacto da Turnê Mundial BTS Tour Love Yourself: Speak Yourself em estádios no Brasil" a discente Janiele Rodrigues dos Santos também recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica e a indicação ao Prêmio Destaque CNPq. De acordo com o professor, que vem colaborando com o curso de Biblioteconomia e é integrante do grupo Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPOLITICs) juntamente com Prof. Ronaldo Araújo, o projeto de pesquisa tem como principal objetivo "apresentar a música ao vivo a partir de suas materialidades e práticas culturais, caracterizando sua diversidade de abordagens: seja na performance, nas práticas culturais, nas relações com o espaço urbano, nas articulações com cenas e gêneros musicais e, sobretudo, nos processos midiáticos". Ainda segundo professor essa abordagem "oferece aos alunos de graduação diferentes caminhos a seguir na construção de uma compreensão plural sobre as diferentes formas e práticas da música ao vivo como parte importante na constituição do entretenimento musical contemporâneo"

Para Janiele Rodrigues "participar do PIBIC e ser bolsista CNPq foi importante para a confirmação do meu desejo de continuar dentro da Academia como Pesquisadora e no futuro Professora Acadêmica. Além disso, abriu meus horizontes sobre o que é Ciência, como fazer Ciência e como ensiná-la. Durante os três anos dentro dos grupos de pesquisa, aprendi sobre Ciência da Informação e o mundo fantástico da música e seus processos sob orientação do Prof Victor Pires, a quem sou realmente grata por todo conhecimento compartilhado. Receber o Prêmio Destaque foi uma honra enorme e principalmente porque pude ter a oportunidade de juntar três áreas que eu amo: Ciência da Informação, Comunicação e Música (BTS).”

Parabenizamos aos docentes e discentes pela premiação, a qual vem confirmando a excelência na pesquisa científica desenvolvida no Curso de Biblioteconomia da UFAL.

A relação de todos os trabalhos premiados nesta edição do evento podem ser verificados aqui.