Morre em Brasília o fundador da Casa de Penedo, Francisco Sales

A instituição abriga Arquivo, Biblioteca e Memorial Permanente
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
19/09/2018 09h02 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Francisco Alberto Sales (1939-2018). Foto: Roberto Miranda/Arquivo pessoal - G1AL.

Morreu na última terça-feira (18), na cidade de Brasília, DF, aos 78 anos de idade, o psiquiatra alagoano Francisco Alberto Sales.

Nascido em 1939, na cidade de Penedo, Estado de Alagoas, e formado na primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Francisco Sales, como era mais conhecido, viveu por muito tempo entre sua cidade natal e a capital do país, onde trabalhou por muitos anos.

Além da atuação na área médica, o psiquiatra alagoano dedicou parte de sua vida à preservação e conservação da cultura nacional. Fundador da Casa de Penedo, Francisco Sales era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e da Academia Alagoana de Letras (AAL).

Considerado uma figura ilustre dedicada à preservação do patrimônio histórico e cultural nacional, foi homenageado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Comenda Mário de Andrade.

Alagoas está em luto pela perda de um de seus filhos ilustres.

O velório e o sepultamento serão realizados nesta quarta-feria (19), na capital federal.

O Curso de Biblioteconomia lamenta esta perda e se solidariza com toda a família e demais alagoanos.

Casa de Penedo

Fundada em 1992, na antiga residência da família Sales, no Centro Histórico da cidade de Penedo, Alagoas, a Fundação Casa de Penedo é uma instituição que abriga parte do patrimônio histórico e cultural do Estado de Alagoas.

A instituição se dedica a colecionar e preservar o acervo histórico e bibliográfico sobre o município e a região do Baixo São Francisco de Alagoas. A coleção foi adquirida com recursos próprios e com doações de seus amigos e conterrâneos.

Aberta diariamente, a instituição disponibiliza ao público Arquivo, Biblioteca e Memorial Permanente, que abriga ricas coleções de materiais informacionais diversos, especialmente, fontes bibliográficas, iconográficas e cartográficas sobre o povo penedense.

A Casa de Penedo está sediada na Rua João Pessoa, nº 126, Penedo, Alagoas, Brasil. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da instituição.