Curso de Biblioteconomia tem projetos aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O programa visa incentivar a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação junto aos alunos de Instituições de Ensino Superior
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
24/07/2018 21h08 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (PIBITI/CNPq/MCTIC), objetiva incentivar discentes do ensino superior para o desenvolvimento de atividades, metodologias, conhecimentos e práticas relativas ao desenvolvimento tecnológico e aos processos inovativos.

Dentre os objetivos específicos do programa, observam-se o incentivo à formação de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e a formação do cidadão crítico voltada à participação empreendedora e criativa nas comunidades das diversas regiões do país.

Para participar do programa, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem preencher alguns requisitos como, por exemplo, atuar na área tecnológica e de inovação e manter interação com empresa e/ou comunidade. Além disso, participar das chamadas públicas do PIBITI/CNPq/MCTIC.

Além da figura do coordenador, proponente do projeto de pesquisa, o programa comporta duas modalidades de participação, bolsista e colaborador. Estes são selecionados pelo coordenador de cada projeto, observando os requisitos e os critérios de seleção estabelecidos em edital da respectiva IES. Os colaboradores têm os mesmos deveres e direitos concedidos aos bolsistas, salvo o recebimento da cota bolsa.

A bolsa tem duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada pelo mesmo período, desde que o projeto de pesquisa seja renovado. A implementação inicial se dá no dia 1º de agosto de cada ano. Atualmente, a bolsa tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), que são custeadas pelo CNPq, pela UFAL ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Para o ciclo 2018-2019, o Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (PITE/PROPEP/UFAL) publicou o Edital PIBITI 2018-2019 PITE/PROPEP/UFAL destinado a selecionar projetos com período de vigência de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

O Curso de Biblioteconomia submeteu três projetos ao PIBITI, pleiteando um total de cinco vagas para bolsistas. Esses projetos foram aprovados, com quatro bolsas, conforme quadro síntese de resultados. A coordenação do PITE, no entanto, esclarece que, para os projetos que solicitaram duas bolsas, a segunda será concedida pela ordem de classificação, considerando a disponibilidade do CNPq/UFAL/FAPEAL. Há ainda possibilidade de substituição por cota de colaborador.

O resultado detalhado pode ser conferido abaixo:

Projeto: Gestão eletrônica de seleção e aquisição de fontes de informação em Instituições de Ensino Superior

Coordenador: Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza

Quantidade de vagas: 1 (uma)

Projeto: Portal do Periódicos de Alagoas: mapeamento, divulgação e avaliação de impacto acadêmico e social

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo

Quantidade de vagas: 2 (duas)

Projeto: Serviço resposta técnica na saúde

Coordenadores: Profa. Nelma Camêlo de Araujo e Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota

Quantidade de vagas: 1 (uma)

Os alunos deverão ficar atentos aos editais para participar dos processos seletivos de interesse.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas diretamente nos sites do PIBITI/CNPq/MCT e da PROPEP/UFAL.